Está fazendo tanto calor em Dubai que o governo está criando tempestades artificiais

 

Com as temperaturas em Dubai constantemente ultrapassando 46ºC, o governo decidiu literalmente assumir o controle do clima. Cientistas nos Emirados Árabes Unidos estão fazendo chover artificialmente, usando cargas elétricas de drones para manipular o clima e forçar a chuva em todo o país desértico.

Autoridades meteorológicas divulgaram imagens de vídeo, nesta semana, mostrando uma chuva torrencial sobre Ras al Khaimah, bem como em várias outras regiões do país. O novo método de semeadura de nuvens mostra-se promissor em ajudar a mitigar as condições de seca em todo o mundo, sem tantas preocupações ambientais quanto os métodos anteriores envolvendo as chamadas chamas de sal.

Veja imagens das chuvas artificiais divulgadas pelo governo de Dubai:

Anualmente, os Emirados Árabes Unidos recebem cerca de dez centímetros de chuva por ano. O governo espera que a operação empreendida para gerar chuva ajude a aliviar algumas das ondas de calor anuais que tem afetado o árido país.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Reading, no Reino Unido, os cientistas criaram as tempestades usando drones, que atingiram as nuvens com eletricidade, criando grande gotas de chuva. As gotas de chuva maiores são essenciais em regiões quentes, onde as gotas menores geralmente evaporam antes mesmo de atingirem o solo.

“É comovente pensar que a tecnologia de chuva que vi hoje, que ainda está sendo desenvolvida, pode algum dia ajudar países em ambientes com escassez de água como os Emirados Árabes Unidos”, disse Mansoor Abulhoul, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Reino Unido, durante uma visita à Universidade de Reading em maio, onde, à época, foram mostradas demonstrações da nova tecnologia.

“Claro que a nossa capacidade de manipular o clima é insignificante em comparação com as forças da natureza”, disse o vice-chanceler Robert Van de Noort durante a visita. “Estamos cientes de que, como Universidade, temos um grande papel a desempenhar, trabalhando com parceiros globais para compreender e ajudar a prevenir os piores efeitos das mudanças climáticas.”

Em 2017, os pesquisadores da universidade receberam US$ 1,5 milhão em financiamento para o que eles chamam de “Ciência do Aprimoramento da Chuva”, também conhecida como tempestades artificiais. O investimento total dos Emirados Árabes Unidos em projetos de produção de chuva é de US$ 15 milhões, parte da “busca do país para garantir a segurança hídrica.”

“O lençol freático está afundando drasticamente nos Emirados Árabes Unidos”, disse o professor e meteorologista da Universidade de Reading, Maarten Ambaum, à BBC News. “E o objetivo disso é tentar ajudar com as chuvas.”

Os Emirados Árabes Unidos são um dos primeiros países da região do Golfo a usar a tecnologia de semeadura em nuvem, disse o Centro Nacional de Meteorologia. Uma versão do conceito é usada em pelo menos oito estados do Oeste dos EUA, de acordo com a revista The Scientific American.

Siga-nos no Twitter:

1 Comment

  1. Dimmy
    julho 23, 2021 - 6:27 am

    Governo tomando conta ate do clima… uma hora isso da errado.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You cannot copy content of this page